Também é necessário levar em conta o chamado fator de ocupação (T), que diz qual a fração de tempo que um indivíduo permanece em uma determinada área durante a produção dos raios x, que acontece única e exclusivamente durante o acionamento do comando de disparo do aparelho de raios x. Geralmente, o frado do tempo em questão é em relação a 40h semanais. Por exemplo: um fator de ocupação 1 significa que o indivíduo permanece em um determinado local onde existe um campo de radiação por 40h semanais. Isso equivale a dizer que temos um tubo de raios x ligado 40h semanais, ou 8h por dia. Um pouco exagerado, não? Para radiologia sim, porém, para medicina nuclear, por exemplo, é realidade, já que temos material radioativo que emite radiação 24h por dia.
O levantamento radiométrico é um teste de suma importância a ser realizado em qualquer ambiente que tenha uma fonte de radiação tanto ionizante quanto não ionizante. Abordarei aqui apenas questões referentes às radiações ionizantes, como os raios x, por exemplo. Comecemos pela definição formal do que é levantamento radiométrico. Consultando a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº 611, DE 9 DE MARÇO DE 2022, em seu art. 3º, IV:
Levantamento radiométrico ou monitoração da área: avaliação dos níveis de radiação nas áreas de uma instalação, cujos resultados devem ser expressos para as condições de carga de trabalho máxima semanal
Ou seja, o principal objetivo do levantamento radiométrico é mensurar a quantidade de radiação que está presente em um determinado ponto de uma área da instalação. E mais: deve-se levar em conta a carga de trabalho máxima semanal, i.e., o quanto de radiação o tubo de raios x produz na semana, considerando os exames que mais exigem do tubo, seja por um tempo longo de exposição ou uma corrente elétrica (mA) alta.
O levantamento radiométrico é indispensável também para conferir se o cálculo de blindagem de uma sala está dentro do planejado. Por isso, após realizar o processo de blindagem de uma sala, é necessário realizar o teste de levantamento radiométrico.
Por: Leonardo de Castro Pacífico